Marcas e patentes - A Classificação dos registros

Para efeito de utilização, as marcas dividem-se em:

Marcas de produto
São as utilizadas pelo industrial ou comerciante para distinguir um comércio ou um produto de outros;

Marcas de serviço
São as utilizadas pelo prestador de serviço para distinguir os seus serviços de outros;

Marcas coletivas
São as que visam identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade;

Marcas de Certificação
São as marcas que destinam-se a atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas.

Para efeito de registro, as marcas podem ser:

Nominativas
Constituídas apenas de palavras, conjunto de letras, números ou algarismos;

Figurativas
Representadas por um desenho, imagem ou sinal gráfico;

Mistas
Compostas de uma marca nominativa e uma figurativa, ou nominativa com estilização;

Tridimensionais
Constituídas pela forma plástica de um produto ou de uma embalagem, sendo que tal forma tem de possuir identidade própria.


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