
Mídia Impressa
- Jornais: cobertura local, curto tempo de produção, baixo custo por exposição, permitem mensagens relativamente longas, podem usar um pouco de cor e têm apelo de massa.
- Revistas: a audiência pode ser geral ou especializada, requerem relativamente longo tempo de preparo, o custo varia com o tipo de revista, permitem mensagens longas, uso eficaz de fotografias em cores, os apelos podem ser feitos sob medida.
Mídia eletrônica
- Rádio: cobertura local, tempo de produção relativamente baixo, apelo de massa, a mensagem tem de ser curta e não é permanente.
- Televisão: cobertura local ou nacional, produção relativamente longa (e cara), custo elevado, alta exposição, permite mensagens de forte apelo.
Veículos diretos
- Mala direta: cobertura seletiva com listagem de endereços, curto tempo de produção, relativamente cara para atingir os clientes em potencial, os apelos podem ser dirigidos, difícil manter a atenção do cliente.
- Cartazes: cobertura nacional ou local, tempo de produção relativamente longo, relativamente barato, a mensagem tem de ser muito breve.
Conheça as principais características de alguns dos meios de comunicação mais usados, suas vantagens e desvantagens.
Meio e características Vantagens Desvantagens Jornais
Um jornal de grande circulação não é, necessariamente, o único caminho. Há jornais que, apesar de terem menos leitores, podem ser mais qualificados. Procure sempre saber o perfil dos leitores de cada jornal antes de anunciar. Têm grande penetração nos mais variados tipos de público. Ideais para divulgar liquidações, procura de empregos, ofertas especiais, lançamento de produtos etc. Nada mais antigo do que o jornal de ontem. A não ser que possa fazer repetidos anúncios, sua mensagem será vista apenas no dia (ou dias que anunciar). Revistas
São de interesse geral, possuindo públicos variados. Revistas especializadas são lidas por um número menor de leitores, porém mais qualificados. Para um equipamento agrícola, por exemplo, uma revista do ramo pode ser mais eficaz do que uma revista de interesse geral. Qualquer anúncio costuma ter mais tempo de vida, geralmente próximo da duração da própria revista. Revistas semanais são lidas até quase um ou dois dias antes da chegada da próxima edição. Além disso, uma revista pode ter mais de um leitor por número. Às vezes, numa casa ou escritório, a mesma revista é lida por duas ou mais pessoas. Nem todas as pessoas que têm dinheiro para comprar jornal, podem comprar revistas, o que pode significar menos leitores. Além disso, o maior tempo de vida de um anúncio tem, em contrapartida, o fato de que ele pode ser mais caro, dependendo da revista. Rádio (emissoras)
Aqui, a escolha deve não só considerar o tipo de emissora mas também o programa e horário adequados para anunciar. Um alto executivo pode gostar de música clássica. Uma dona de casa pode gostar de entrevistas ou notícias e você tem que saber disso. A principal vantagem é que as pessoas ouvem rádio em qualquer lugar: no trânsito, em casa, no trabalho (dependendo do tipo), além de ter audiência, desde a madrugada até tarde da noite. O rádio é conhecido como um grande companheiro. Um texto bem elaborado pode passar mensagens de alto índice de recall. O rádio não possui imagem. Se você depende de imagem para divulgar sua empresa, este não é o melhor meio. Além disso, se o seu cliente potencial é alguém que está sempre em reuniões até tarde, pode ser difícil encontrar um horário adequado para atingi-lo e, mesmo assim, você terá que torcer para que ele tenha hábito de ouvir o tipo de programa que você escolheu. Televisão
A exemplo do rádio, deve-se verificar a emissora, horário e programas mais adequados. Podem, em alguns horários, ter público maior que outras mídias. Apresenta imagens com movimentos e cores, som e possibilidade de uso de textos. De todos os meios, talvez seja o mais completo em termos de apelos sensoriais (audição, visão). Em horários bem escolhidos, possibilita grande divulgação, uma vez que pode ser programado para inserções locais, regionais ou nacionais. Costuma ter custo mais elevado que todas as outras mídias e exige, em função disso, grande cuidado na escolha da programação. Para objetivos mais restritos ou específicos, pode significar um gasto desnecessário, a não ser que existam programas dirigidos para o público que se quer atingir. Telemarketing
Embora este seja um recurso extremamente amplo, aqui está considerado apenas um de seus usos, ou seja, para propaganda. Nessa concepção, constitui uma forma de realizar visitas por telefone a clientes potenciais ou habituais. Agiliza enormemente os contatos e permite a transmissão de mensagens a públicos selecionados com um mínimo de dispersão. Divulga atividades promocionais a clientes e pode ter função de gerar tráfego em lojas ou de convidar para visitas a show-rooms. Requer uma linha telefônica específica para esse fim. Pode ser agressivo se não for bem orientado, exigindo, portanto, planejamento de chamadas e treinamento adequado para quem o realizar Mala-direta
Peça de divulgação que permite os mais variados formatos, tamanhos e cores. Em alguns casos, permite o envio de pequenas amostras. Pode ter o volume que se desejar e ser enviada a qualquer tipo de cliente, em grandes quantidades ou postagens periódicas. Pode também ser elaborada de forma a conter um cupom resposta que tende a aumentar seu efeito se essa resposta significar alguma gratificação, brinde ou algo semelhante. Permite a divulgação de produtos e serviços de forma rápida, atingindo grandes públicos. Associada a um trabalho de acompanhamento telefônico, costuma ter seu efeito bastante melhorado. Tem retorno reduzido em relação ao número de envios. Embora existam variações significativas de um ramo a outro, pode-se dizer, em linhas gerais que de 1 a 3% são retornos excelentes. Em função do aumento do uso desses recursos nos últimos anos, as pessoas hoje recebem muito mais malas-diretas que no passado, reduzindo seu interesse. Exige, portanto, elaboração planejada para que seu custo seja compensador. Outdoors - Cartazes - Faixas
Utilizados junto às vias públicas, os outdoors já possuem espaços predeterminados para propaganda. Os cartazes e faixas têm utilização mais ou menos livres, geralmente junto a muros ou postes, sendo mais vulneráveis que o outdoor. Quando colocados em locais de bom fluxo de pessoas e/ou automóveis, promovem o produto anunciado, podendo exibir uma ou duas frases curtas, de rápida leitura. Habitualmente são mídias baratas e facilmente substituíveis. A maioria é inadequada para veicular textos ou mensagens mais longas. Se o local não for bem escolhido, podem passar despercebidas. Dos três meios, o outdoor costuma ter vida mais longa, porém o seu preço é mais alto. Dependendo do local pretendido para fixação de cartazes ou faixas, pode ser necessária uma autorização da prefeitura local. As empresas de outdoor já possuem alvará para exibição de anúncios. Patrocínio de Eventos
Neste tipo de divulgação, o anunciante faz figurar sua marca, logotipo ou nome de produtos em diversos materiais: convites, cartazes, painéis do evento, entradas de feiras, teatros, além dos próprios veículos em que o evento for divulgado. Desde que bem escolhido, aproxima a empresa de seus clientes potenciais, geralmente em clima festivo. Ocorrendo com regularidade, pode associar o nome da empresa a atividades que despertem interesse, tais como: esportes, música, lazer, cultura, educação, ciências e outras. Requer cuidadoso levantamento de informações sobre os organizadores, experiência destes na promoção de eventos, público a que se destina, objetivos claros e como serão mensurados. Um evento ruim ou mal sucedido pode arranhar o nome de seu patrocinador, causando danos imprevisíveis à imagem e até aos produtos da empresa. Mídia Impressa
- Jornais: cobertura local, curto tempo de produção, baixo custo por exposição, permitem mensagens relativamente longas, podem usar um pouco de cor e têm apelo de massa.
- Revistas: a audiência pode ser geral ou especializada, requerem relativamente longo tempo de preparo, o custo varia com o tipo de revista, permitem mensagens longas, uso eficaz de fotografias em cores, os apelos podem ser feitos sob medida.
Mídia eletrônica
- Rádio: cobertura local, tempo de produção relativamente baixo, apelo de massa, a mensagem tem de ser curta e não é permanente.
- Televisão: cobertura local ou nacional, produção relativamente longa (e cara), custo elevado, alta exposição, permite mensagens de forte apelo.
Veículos diretos
- Mala direta: cobertura seletiva com listagem de endereços, curto tempo de produção, relativamente cara para atingir os clientes em potencial, os apelos podem ser dirigidos, difícil manter a atenção do cliente.
- Cartazes: cobertura nacional ou local, tempo de produção relativamente longo, relativamente barato, a mensagem tem de ser muito breve.
Conheça as principais características de alguns dos meios de comunicação mais usados, suas vantagens e desvantagens.
Meio e características Vantagens Desvantagens Jornais
Um jornal de grande circulação não é, necessariamente, o único caminho. Há jornais que, apesar de terem menos leitores, podem ser mais qualificados. Procure sempre saber o perfil dos leitores de cada jornal antes de anunciar. Têm grande penetração nos mais variados tipos de público. Ideais para divulgar liquidações, procura de empregos, ofertas especiais, lançamento de produtos etc. Nada mais antigo do que o jornal de ontem. A não ser que possa fazer repetidos anúncios, sua mensagem será vista apenas no dia (ou dias que anunciar). Revistas
São de interesse geral, possuindo públicos variados. Revistas especializadas são lidas por um número menor de leitores, porém mais qualificados. Para um equipamento agrícola, por exemplo, uma revista do ramo pode ser mais eficaz do que uma revista de interesse geral. Qualquer anúncio costuma ter mais tempo de vida, geralmente próximo da duração da própria revista. Revistas semanais são lidas até quase um ou dois dias antes da chegada da próxima edição. Além disso, uma revista pode ter mais de um leitor por número. Às vezes, numa casa ou escritório, a mesma revista é lida por duas ou mais pessoas. Nem todas as pessoas que têm dinheiro para comprar jornal, podem comprar revistas, o que pode significar menos leitores. Além disso, o maior tempo de vida de um anúncio tem, em contrapartida, o fato de que ele pode ser mais caro, dependendo da revista. Rádio (emissoras)
Aqui, a escolha deve não só considerar o tipo de emissora mas também o programa e horário adequados para anunciar. Um alto executivo pode gostar de música clássica. Uma dona de casa pode gostar de entrevistas ou notícias e você tem que saber disso. A principal vantagem é que as pessoas ouvem rádio em qualquer lugar: no trânsito, em casa, no trabalho (dependendo do tipo), além de ter audiência, desde a madrugada até tarde da noite. O rádio é conhecido como um grande companheiro. Um texto bem elaborado pode passar mensagens de alto índice de recall. O rádio não possui imagem. Se você depende de imagem para divulgar sua empresa, este não é o melhor meio. Além disso, se o seu cliente potencial é alguém que está sempre em reuniões até tarde, pode ser difícil encontrar um horário adequado para atingi-lo e, mesmo assim, você terá que torcer para que ele tenha hábito de ouvir o tipo de programa que você escolheu. Televisão
A exemplo do rádio, deve-se verificar a emissora, horário e programas mais adequados. Podem, em alguns horários, ter público maior que outras mídias. Apresenta imagens com movimentos e cores, som e possibilidade de uso de textos. De todos os meios, talvez seja o mais completo em termos de apelos sensoriais (audição, visão). Em horários bem escolhidos, possibilita grande divulgação, uma vez que pode ser programado para inserções locais, regionais ou nacionais. Costuma ter custo mais elevado que todas as outras mídias e exige, em função disso, grande cuidado na escolha da programação. Para objetivos mais restritos ou específicos, pode significar um gasto desnecessário, a não ser que existam programas dirigidos para o público que se quer atingir. Telemarketing
Embora este seja um recurso extremamente amplo, aqui está considerado apenas um de seus usos, ou seja, para propaganda. Nessa concepção, constitui uma forma de realizar visitas por telefone a clientes potenciais ou habituais. Agiliza enormemente os contatos e permite a transmissão de mensagens a públicos selecionados com um mínimo de dispersão. Divulga atividades promocionais a clientes e pode ter função de gerar tráfego em lojas ou de convidar para visitas a show-rooms. Requer uma linha telefônica específica para esse fim. Pode ser agressivo se não for bem orientado, exigindo, portanto, planejamento de chamadas e treinamento adequado para quem o realizar Mala-direta
Peça de divulgação que permite os mais variados formatos, tamanhos e cores. Em alguns casos, permite o envio de pequenas amostras. Pode ter o volume que se desejar e ser enviada a qualquer tipo de cliente, em grandes quantidades ou postagens periódicas. Pode também ser elaborada de forma a conter um cupom resposta que tende a aumentar seu efeito se essa resposta significar alguma gratificação, brinde ou algo semelhante. Permite a divulgação de produtos e serviços de forma rápida, atingindo grandes públicos. Associada a um trabalho de acompanhamento telefônico, costuma ter seu efeito bastante melhorado. Tem retorno reduzido em relação ao número de envios. Embora existam variações significativas de um ramo a outro, pode-se dizer, em linhas gerais que de 1 a 3% são retornos excelentes. Em função do aumento do uso desses recursos nos últimos anos, as pessoas hoje recebem muito mais malas-diretas que no passado, reduzindo seu interesse. Exige, portanto, elaboração planejada para que seu custo seja compensador. Outdoors - Cartazes - Faixas
Utilizados junto às vias públicas, os outdoors já possuem espaços predeterminados para propaganda. Os cartazes e faixas têm utilização mais ou menos livres, geralmente junto a muros ou postes, sendo mais vulneráveis que o outdoor. Quando colocados em locais de bom fluxo de pessoas e/ou automóveis, promovem o produto anunciado, podendo exibir uma ou duas frases curtas, de rápida leitura. Habitualmente são mídias baratas e facilmente substituíveis. A maioria é inadequada para veicular textos ou mensagens mais longas. Se o local não for bem escolhido, podem passar despercebidas. Dos três meios, o outdoor costuma ter vida mais longa, porém o seu preço é mais alto. Dependendo do local pretendido para fixação de cartazes ou faixas, pode ser necessária uma autorização da prefeitura local. As empresas de outdoor já possuem alvará para exibição de anúncios. Patrocínio de Eventos
Neste tipo de divulgação, o anunciante faz figurar sua marca, logotipo ou nome de produtos em diversos materiais: convites, cartazes, painéis do evento, entradas de feiras, teatros, além dos próprios veículos em que o evento for divulgado. Desde que bem escolhido, aproxima a empresa de seus clientes potenciais, geralmente em clima festivo. Ocorrendo com regularidade, pode associar o nome da empresa a atividades que despertem interesse, tais como: esportes, música, lazer, cultura, educação, ciências e outras. Requer cuidadoso levantamento de informações sobre os organizadores, experiência destes na promoção de eventos, público a que se destina, objetivos claros e como serão mensurados. Um evento ruim ou mal sucedido pode arranhar o nome de seu patrocinador, causando danos imprevisíveis à imagem e até aos produtos da empresa.
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