
Produto tangível: é o objeto físico que é oferecido ao mercado. É o que se reconhece como oferta.
Produto genérico: corresponde à utilidade ou benefício essencial que está sendo oferecido ou procurado pelo comprador.
Produto ampliado: é a totalidade de benefícios e serviços agregados ao produto adquirido pelo comprador.
Os produtos de consumo são classificados em:
Produtos de conveniência: são aqueles que, para aquisição, o consumidor não está disposto a se locomover, por isso, prefere comprar mais rapidamente em uma loja mais acessível. Ex.: cigarro.
Produtos de comparação: são produtos de consumo comprados com menos freqüência e cuidadosamente comparados pelos consumidores em termos de adequação, qualidade, preço, estilo e marcas. Ex.: aparelhos eletrodomésticos.
Produtos de especialidade: são os produtos de consumo com características únicas ou identificação de marca, em função das quais vários consumidores dispõem-se a fazer um esforço especial de compra. Ex.: computador pessoal.
Produtos não procurados: são os produtos de consumo que o consumidor não conhece, ou se conhece, normalmente não pensa em comprar. Ex.: seguros de vida.
O produto passa por diversos estágios durante sua existência. Veja seu Ciclo de Vida.
- Introdução: período de lento crescimento das vendas após seu lançamento. Os gastos com o lançamento dos produtos são altos, o que pode influenciar os lucros.
- Crescimento: período de rápida aceitação do produto no mercado, refletindo uma melhoria substancial do lucro.
- Maturidade: período com declínio no crescimento das vendas tendo em vista a aceitação conquistada pelo produto junto à maioria dos clientes potenciais.
- Declínio: forte queda das vendas e desaparecimento dos lucros.
Resumidamente, dizer que um produto possui ciclo de vida é afirmar que:
- os produtos têm vida limitada;
- suas vendas passam por fases distintas e cada uma delas apresenta desafios diferentes;
- os lucros crescem e diminuem ao longo dos diferentes estágios do ciclo de vida do produto;
- os produtos requerem estratégias diferentes, de marketing, finanças, produção, compras e de pessoal, de acordo com seu estágio no ciclo de vida.
Durante a vida de um produto, a empresa deverá reformular várias vezes sua estratégia de marketing uma vez que existem condições econômicas mutáveis e concorrentes que promovem o surgimento de novas mercadorias. Desta forma, a empresa deverá adaptar sua estratégia a cada estágio do ciclo de vida do produto.


0 comentários:
Postar um comentário