
Etapas do processo de desenvolvimento de produtos:
1 - Desenvolvimento de protótipos
O protótipo é o primeiro exemplar do produto; é o original, o modelo.
2 - Testes com consumidores
Através de testes é possível analisar as reações dos consumidores. Na pesquisa, poderão ser feitas perguntas chaves, tais como:
- Você vê algum benefício distinto deste produto sobre as ofertas concorrentes?
- Você gosta mais deste produto do que o dos principais concorrentes?
- Você compraria este produto?
- Este produto satisfaz uma necessidade real sua?
- Que melhorias você pode sugerir para os vários atributos do produto?
- Quanto você pagaria a mais por este produto?
- Que melhorias você pode sugerir para os vários atributos do produto?
3 - Denominação da marca
Critérios chaves na escolha da marca:
- Facilidade de pronunciar, soletrar e ler;
- Se possível, palavra curta;
- Expressividade, reconhecimento e memorização fáceis;
- Associação à imagem do produto;
- Eficácia para a propaganda, sendo adaptável a qualquer veículo, meio de impressão e tamanho de fonte;
- Desvinculação de tempo ou de época, para não ficar ultrapassada;
- Adaptabilidade às necessidades de embalagem e rotulagem;
- Ausência de conotações obscenas, ofensivas ou negativas.
4 - Embalagem
A decisão do tipo de embalagem a ser utilizada inclui as atividades de projetar e produzir um recipiente ou invólucro para um produto. A embalagem pode incluir:
- O recipiente imediato do produto. Ex.: um frasco de um perfume;
- Uma embalagem secundária que é descartada quando o produto vai ser utilizado.
Ex.: embalagens de sopas desitratadas, doces, etc;
Uma embalagem de transporte necessária para estocagem, identificação e transporte do produto. Ex.: caixas de papelão usadas para acomodar os produtos para transporte.
É função da embalagem:
- Conter o produto;
- Preservar o produto para o consumo futuro;
- Proteger o produto;
- Atrair a atenção do consumidor;
- Comunicar os benefícios do produto;
- Promover a venda;
- Facilitar o transporte e a armazenagem e;
- Proporcionar segurança quando do manuseio pelo consumidor.
Aspectos importantes na decisão sobre embalagem: - Conceito da embalagem, levando em consideração a principal função a que se destina;
- Elementos da embalagem (tamanho, formato, materiais, cor, texto e marca) e Custo.
0 comentários:
Postar um comentário