
1- Tomada de decisões
- Estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
- Defina o produto a ser oferecido;
- Negocie o valor das luvas;
- Avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel;
- Verifique se o preço é compatível com sua capacidade de investimento, com o prazo de retorno e o movimento esperado;
- Observe a facilidade de acesso, a visibilidade, volume do tráfego, local para estacionamento, nível de ruído;
- Condições de Higiene e Segurança;
- Proximidade de concorrentes e similares;
- Facilidade para aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão-de-obra. Verificar a existência de mão-de-obra especializada nas imediações do local;
- Verificar se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados, proximidade com os mercados consumidores e fornecedores e solicitar a busca prévia de localização junto a prefeitura a fim de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município;
- Levante várias alternativas de pontos para poder comparar e definir o melhor lugar para seu negócio;
- Observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas;
- Fale com os proprietários dos estabelecimentos vizinhos para tentar descobrir de quanto é a compra média;
- Fique longe de locais que transmitam sensação de insegurança, como praças mal iluminadas, no caso de lojas de rua;
- Verifique a infra-estrutura oferecida - luz, água, telefone e as facilidades de acesso;
- Prefira pontos com estacionamento próprio ou nas proximidades;
- Escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior;
- Dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade;
- Evite os últimos andares e corredores sem saída dos shoppings;
- Procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes, à praça de alimentação ou junto às lojas-âncoras nos shoppings.
2- Cuidados a serem tomados
- O empresário deve evitar lojas em frente a pontos de ônibus porque a aglomeração compromete a visibilidade da loja;
- A avaliação, no entanto, não pode se limitar aos aspectos físicos do local e do estabelecimento mas também levar em conta as necessidades dos clientes;
- A existência de vários concorrentes não deve assustar o iniciante mas ele precisa encontrar um diferencial para o seu negócio;
- O empresário não deve, por preconceito ou comodidade, limitar sua atenção às áreas consideradas nobres. É preciso aprender a olhar o mapa das cidades em toda a sua amplitude e detectar as principais necessidades locais;
- Montar negócio em bairros não pode ser desculpa para alguém parar no tempo;
- Verifique se há legislação específica em seu município sobre localização de negócios da natureza que você pretende abrir;
- Verificar a existência de áreas industriais na prefeitura do município onde pretende instalar-se, pois, na maioria das vezes, estas áreas são financiadas e/ou subsidiadas, além de possuírem infra-estrutura adequada para instalação;
- A formalização da empresa prevê uma série de procedimentos burocráticos de registro, sendo estes diferenciados de acordo com a atividade da empresa, seja ela indústria, comércio ou serviço;
- Existem atividades cujo negócio depende de formalização de sociedade, não sendo permitido o registro como firma individual.
0 comentários:
Postar um comentário