Potencialidade - A Segmentação de mercado


Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Nem todos gostam do mesmo refrigerante, quarto de hotel, restaurante, automóvel, faculdade ou filme. Sendo assim, os profissionais de marketing começam pela segmentação do mercado.
Eles identificam e traçam os perfis de grupos distintos de compradores que poderão preferir ou exigir produtos e compostos de marketing variáveis. Segmentos de mercado podem ser identificados analisando-se diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais existentes entre compradores.
A empresa decide que segmentos apresentam as maiores oportunidades – aqueles cujas necessidades a empresa pode atender de maneira superior. Para cada mercado-alvo escolhido, a empresa desenvolve uma oferta.

Antigamente, um mercado era um espaço físico onde compradores e vendedores se reuniam para trocar mercadorias. Atualmente, os economistas descrevem um mercado como um conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto (o mercado habitacional ou o mercado de grãos). Mas
para os profissionais de marketing, as empresas vendedoras representam os diferentes setores, e as compradoras, o mercado.

A segmentação pode ser feita seguindo algumas variáveis:

GEOGRÁFICA
- País
- Estado
- Cidade
- Microrregiões

DEMOGRÁFICAS
- Idade
- Sexo
- Educação
- Ocupação
- Renda
- Tamanho da família
- Tipo de habitação

CLASSE SOCIAL
Posição das pessoas dentro dos agrupamentos sócio-econômicos.

ESTILO DE VIDA
Grupamento das pessoas em função dos valores simbólicos atribuídos aos produtos que compram.

PSICOGRÁFICA
- Extrovertido
- Conservador
- Impulsivo

BENEFÍCIOS ESPERADOS
- Economia
- Qualidade
- Durabilidade



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