Boas idéias de Negócios - Tele Entrega de Pizzas


A PIZZA BOA oferece 27 sabores salgados e três doces pelo sistema à la carte Herança da imigração italiana, a pizza faz parte do circuito gastronômico nacional, particularmente em São Paulo. A incorporação de novos ingredientes abrasileirou, aos poucos, a famosa redonda. De carne-seca a brigadeiro, ninguém dispensa um generoso pedaço.

Não é à toa que o número de pizzarias não pára de crescer. Só na capital paulista, elas somam 5.850 endereços. Mas, se você acredita que o mercado nessa área está saturado, talvez seja o caso de rever sua posição. Ao contrário do que muita gente imagina, um novo tipo de pizzaria está ganhando espaço na praça. Trata-se do bufê de pizza em domicílio. Contratadas para festas e eventos, as empresas montam verdadeiras pizzarias na casa do cliente, sem esfumaçar o ambiente, já que os fornos, em geral, são elétricos. Experiente no ramo, o pizzaiolo Walter Bellini investiu na idéia e criou há três anos, em São Paulo, a Pizza Boa.

Com sistema à la carte, oferece 27 sabores salgados e três doces. As pizzas, no tamanho brotinho, são montadas e feitas na hora. Como trabalha com porção individual, as massas já são pré-assadas. Aos interessados em aproveitar a oportunidade, eis aqui uma dica: toda a estrutura, como forno, balcão, talheres e pratos são de responsabilidade da empresa contratada. 'Antes de fazer a festa é importante conhecer o local, para facilitar o trabalho no dia do evento', explica Bellini. É essencial, ainda, saber de forma antecipada o total de convidados. Normalmente, as empresas exigem um número mínimo de trinta pessoas. É aconselhável levar uma quantidade de ingredientes a mais para evitar imprevistos.

O preço deve ser cobrado por pessoa. O número de funcionários e de utensílios necessários dependerá, é claro, do porte da festa. Quando precisa realizar vários eventos num único dia, Bellini contrata empregados terceirizados, já treinados por ele. 'É importante manter o padrão de qualidade', afirma. RODÍZIO DOMÉSTICO - Outra opção é organizar o bufê em sistema de rodízio, no qual os garçons circulam entre as mesas, oferecendo os diferentes sabores preparados pelo pizzaiolo de plantão. Neste caso, as pizzas costumam ser do tamanho tradicional e a massa é preparada na hora. 'É preciso atender com agilidade os convidados, porque o serviço não pode demorar', diz Valdir Dias Jorge, sócio do bufê La Fragata Pizza.

O sucesso do negócio dependerá, entre outros fatores, do cumprimento dos horários, além do cuidado com a higiene e a organização. O empreendedor deve estar consciente de que muitas pizzarias tradicionais também oferecem o serviço de bufê em domicílio. Para fugir da concorrência, uma saída é apostar em preços mais atraentes, sem prejuízo da qualidade. 'A maior propaganda é o boca-a-boca', afirma Bellini. 'Qualquer deslize pode arranhar a imagem do negócio.' Bufê de pizza em domicílio Investimento inicial R$ 13.000 (5 kits, contendo, cada um, 1 forno elétrico com pedra refratária, pratos e talheres para 50 pessoas, geladeira térmica e utensílios, freezer horizontal, geladeira doméstica, forno profissional, cilindro, fatiador de frios, bancadas e mesas)

Exige ainda: computador, telefone, fax e 1 veículo utilitário Área 250 m2 Capital de giro R$ 2.000 Faturamento médio R$ 12.000 Funcionários 4 (o dono e 3 auxiliares de cozinha) Prazo de retorno 18 meses.


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