Uma Equipe vencedora - Como reter os Talentos


Atrair e reter pessoas talentosas é um desafio para empresas de todas as áreas e tamanhos. Os empreendedores que seguem uma política exemplar de pessoal se preocupam, em geral, com os tipos de remuneração (salário fixo e variável), a forma e o teor dos treinamentos, a seleção dos funcionários e uma boa comunicação entre eles e a direção. "Também é importante dispor de métodos para pesquisa e análise do clima na empresa", diz Campos, da NBS Consulting Group.

A Poit, uma empresa de Diadema, localizada na Grande São Paulo, que aluga geradores silenciosos para eventos como gravações de filmes e shows, procura manter uma política de pessoal como manda o figurino. Há cinco anos, Wilson Poit, dono do negócio então recém-montado, fez uma viagem aos Estados Unidos para visitar feiras do ramo e empresas similares à sua, incluindo a G.E. Energy Rentals. "Percebi uma preocupação grande das empresas que visitei com o treinamento dos funcionários", diz Poit. "Isso me ajudou muito, porque o maior gargalo de um prestador de serviço como eu é a falta de qualificação do pessoal. É preciso que eles saibam lidar com os clientes, respeitar os prazos e operar as máquinas."

Poit diz que também aprendeu sobre gestão de recursos humanos com Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi, a operadora de telefonia celular, e ex-braço direito do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM.

O empreendedor se lembra de Falco dizer que as pessoas devem encontrar motivos para comemorar, senão a vida nas empresas fica muito maçante. "Os chefes em geral só reúnem o pessoal para dar bronca", diz Poit. "Aqui na empresa nós temos um refeitório muito bem montado, com uma churrasqueira, e estamos sempre procurando algum motivo para celebrar, como quando batemos nossas metas ou fechamos contratos importantes."

Mensalmente, ele também oferece um café da manhã ao seu pessoal, de todos os níveis, para comunicar como anda o desempenho da empresa e premiar o funcionário do mês.


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