Falando em Marketing e Logística de empresas rentáveis


Marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferencia-los dos concorrentes. Mas o que vale realmente numa marca são os bens intangíveis à reputação da marca o prestigio que são os mais difíceis de imitar. Segundo David Aaker, o valor da marca o quanto às pessoas pagam por seus ativos, o valor que está na mente do consumidor, e tem quatro componentes importantes. O primeiro é o reconhecimento e a visibilidade sem reconhecimento não há marca, e quando se ouve falar em uma marca as pessoas entendem que se trata de algo confiável, aceito e que possui algum tipo de liderança. .

A segunda é a da qualidade percebida, um tipo de associação muito especial que se estabelece com a marca e que influi sobre as outras associações em diversos contextos e afeta particularmente, a lucratividade; assim, é medida como retorno sobre o investimento ou como dividendo para o acionista. O terceiro é a das associações de marca, ou seja, tudo o que o cliente vincula à marca: imagem, atributos ao produto, situações, associações organizacionais, personalidade de marca símbolos. O quarto e ultimo componente é a fidelidade do cliente. Ela constitui o cerne do valor para qualquer marca.

Atualmente o valor o valor da marca se sustenta no cliente, e se vincula, fundamentalmente, ao tamanho da base dos clientes fieis. Em todos os mercados há pessoas que compram uma marca pelo preço, pessoas que compram porque crêem que é o melhor produto e em, terceiro grupo que o faz porque criou uma relação com a marca. Portanto a construção de marca de resultado, e o modelo de marca constituem perspectiva que será necessária para construir perspectiva que será necessária para construir marcas fortes ao longo dos tempos.

Há quatro desafios que precisam ser abordados:

1- O desafio organizacional, criar um grupo para estar no comando, para que a marca não fique a mercê de decisões imediatas tomadas por aqueles que não tem interesse a longo prazo na marca.

2- O desafio da arquitetura da marca, onde envolve a identidade da marca e das submarcas a serem apoiadas. Uma arquitetura eficaz e bem concebida leva clareza nas ofertas a clientes, sinergias verdadeiras entre marcas e seus programas de comunicação e a uma capacidade de alavanca ativos para a marca.

3- O desafio da identidade e o posicionamento da marca, é a visão de como aquela marca deve ser percebida pelo publica alvo. A identidade de marca está no cerne do modelo de liderança de marca por ser o veiculo que orienta e inspeciona o programa de construção de marca.

4- O desafio do programa de construção de marca, não apenas implementa a identidade da marca, mas também auxiliam a defini-la. A vinculação de um anuncio, existência de patrocínio, oferece impulso a marca cria um impacto cumulativo ao longo do tempo, faz com que a marca seja notada, lembrada e crie um profundo relacionamento com o cliente.

Exemplo de produto que tem sua marca consolidada no mercado há décadas é o sabão Omo, que tem como novidade este ano lançou (a betoneira do Omo) um caminhão betoneira que foi transformado em uma maquina de lava gigante e vai circular por algumas cidades do Brasil como Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, divulgando o Omo Progress Total performance total como você nunca viu para roupas brancas e coloridas.

Exemplo de organização banco Itaú que teve um comercial lançado no ano passado onde não aparecia em nenhum momento o nome do banco, só com as cores, musica e gesto do personagem nos telespectadores já identificamos o banco, e tem como seu eslogam Itaú muito mais para sua vida. O Itaú e a marca que mais vale no Brasil

Exemplo de pessoa Xuxa seu relacionamento responsável com o publico infantil, e a sua força e carismática que possui com todas as idades e classes sociais, esta presente como marca de produtos em dezenas de empresas que investem na criação de centenas de itens. Sua marca esta presente em atividades artísticas, tv, cinema, musica, Internet, literatura, lazer, cultura, roupas, cosméticos, calçados, brinquedos, etc.

Exemplo de símbolo o M do McDonald junto com a Coca Cola o McDonald é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Sua logo um grande m em amarelo, está sempre aparecendo em filmes passando uma mensagem subliminar, e esta gravado na mente do consumidor só em velo não precisa ter nada escrito já ligamos a marca. Endomarketing. Um programa de endomarketing bem feito é capaz de tornar o funcionário um ser comprometido com a nova postura da empresa e com a modernidade, cada um em sua área de atuação e por meio do seu trabalho.
O endomarketing deve desenvolver nos funcionários uma consciência de que todas as suas ações devem voltar-se para a satisfação das necessidades dos clientes onde, reside toda a sua importância "O departamento de marketing mantém-se com sua atividade especializada e seus especialistas, mas a mentalidade do marketing, seus valores e noções orientam a empresa em todos os níveis e atividades".
Hoje podemos ver empresários dispostos a vender ações a funcionários, dividir lucros, pagar prêmios e desenvolver os mais diversos programas de incentivos e de benefícios, na ânsia por uma maior produtividade. O empregador precisa desesperadamente de pessoas motivadas, transparentes e "de bem" com a empresa. O empregado precisa cada vez mais de empresários líderes, humanistas e idealistas, ambos necessitam de programas, técnicas e instrumentos de comunicação para manter e aprimorar essa relação. A indústria, sem dúvida alguma, é o segmento da economia que está na frente dos demais em nível de comunicação interna, até porque foi o primeiro a sofrer com negociações sindicais e com a necessidade de uma mudança da mentalidade interna, uma vez que, no passado, o número de empregados era maior e o foco estava localizado no produto.

Hoje, a indústria está quase que completamente automatizada e o foco está na satisfação do cliente. É preciso saber estabelecer canais de comunicação com o público interno, educando-o para os objetivos propostos e atingindo o seu coração, dando aos funcionários as informações necessárias para a realização de um bom trabalho, cumprimenta-lo pessoalmente por uma tarefa bem feita, enviar-lhe uma mensagem escrita elogiando o seu desempenho, solicitar suas idéias, mostrando o quanto são importantes para empresa, envolve-lo nas questões e decisões relacionadas com o seu trabalho e com a sua área de atuação etc.

Tudo o que é feito no sentido de uma maior aproximação empresa/funcionário, do programa mais sofisticado à ação mais simples, está inserido no contexto do endomarketing.
O mérito da empresa deve estar em descobrir com os próprios funcionários sobre aquilo que os motiva. O endomarketing limita-se a ver funcionários como "clientes internos".

Enquanto isso, defendemos, pra o relacionamento com o publico interno, uma política de relações publica numa perspectiva mais ampla. è preciso considerar que, antes de ser um empregado, o individuo é um ser humano e um cidadão. Portanto, não pode ser visto apenas como alguém que vai servir o cliente, ela atua num ambiente organizacional formado por pessoas que buscam interagir em virtude dos objetivos gerais das organizações


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