
Cabe ao empreendedor descrever a estrutura física e o processo operacional da sua empresa.
Se o empreendimento é voltado para atividades de comércio e/ou serviços, o empreendedor deverá descrever o processo operacional principal, ou seja, como o cliente será atendido, desde sua solicitação até a entrega do produto ou serviço.
Se o empreendimento é industrial, o empreendedor deverá descrever o processo produtivo em termos de características técnicas do produto, etapas do processo produtivo, da matéria-prima ao produto acabado, layout do processo produtivo, tecnologias utilizadas, controle de qualidade, transporte e armazenagem tanto da matéria-prima como de produtos acabados, entre outros que julgar importante.
Descrever o processo operacional
- Que trabalho será feito?
- Quem fará?
- Com que equipamento?
É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Um profissional que será contratado? Quem tem melhores condições de prever o processo operacional?
Examine alternativas em relação aos processos – ao jeito de fazer, aos equipamentos, às matérias-primas, visando sempre a qualidade e o preço de sua mercadoria ou seu serviço.
Observe o processo operacional dos concorrentes. Dependendo do tipo de negócio, busque ajuda de centros de tecnologia, escolas técnicas, universidades, feiras, revistas especializadas, programas de rádio e televisão.
Especifique as instalações, suprimentos, equipamentos e mobiliário necessário para a implantação do negócio.
Instalações:
- Projeto arquitetônico para reforma ou construção;
- Estudo de layout;
- Estudo da fachada;
- Projeto elétrico, hidráulico, de comunicação etc.
Suprimentos:
- Matérias-primas necessárias
- Material de consumo
- Equipamentos e mobiliário (especificar quantidade);
- Equipamentos e máquinas para operação;
- Equipamentos e máquinas para apoio – computador, impressora, fax, telefone, copiadora, outros;
- Veículos;
- Mobiliário para operação e para administração;
Estas especificações ajudarão no levantamento do investimento fixo – ativo permanente - necessário para implantação da empresa.
0 comentários:
Postar um comentário