Escolhendo o melhor negócio - Franquia

Quando o assunto é escolher uma franquia, basta ter em mente uma única recomendação: antes de investir, procure informar-se sobre todos os aspectos que dizem respeito à marca escolhida. Dessa forma, prestando atenção a todos os detalhes, o futuro franqueado terá maiores possibilidades de acertar na escolha e obter um bom desempenho.

Mas por onde o candidato a franqueado começa sua caça à informação? Muitas vezes é da desinformação que nascem os "mitos do franchising", o que acaba por dar origem aos principais problemas na relação franqueador-franqueado. Mas com o auxílio de entidades como a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o candidato a franqueado pode verificar até que ponto está realmente preparado para entrar neste segmento.

É necessário tomar um cuidado especial na hora de esclarecer exatamente quais são as taxas cobradas pela franquia. Em geral, é exigido o pagamento das taxas de franquia, de royalties e de publicidade, cujos valores variam de franquia para franquia.

Depois de certificar-se de seu interesse pelo franchising, é preciso que o futuro franqueado direcione sua visão para o mercado, para saber onde estão surgindo as melhores oportunidades. Busque sempre selecionar as que mais se aproximam de seu perfil e de suas perspectivas.
É importante conhecer os manuais de instrução e obter informações de outros franqueados para saber detalhes da estrutura organizacional, como treinamento e unidade piloto. Essa busca de informações também pode e deve ser feita junto à própria ABF, que adverte os candidatos a franqueado para que solicitem a Circular de Oferta de Franquia e também que evitem fechar negócio através de intermediários, como escritórios de corretagem.

Seja cauteloso com franquias que não cobram taxas e não se esqueça de submeter o contrato a um advogado antes de assiná-lo.


0 comentários: