
- estudo do consumidor: o tamanho do mercado; a sua segmentação; costumes e hábitos do consumidor;
- estudo do produto: melhorias técnicas ou comerciais em produtos já existentes; novas utilidades para produtos; novos produtos; decisão de abandono de produtos;
- estudo do produto industrial: testes de longevidade (ciclo de vida); testes de confiabilidade (problemas técnicos); testes de desempenho (produtividade); testes de funcionamento; testes de viabilidade;
- estudo da embalagem: cor; tamanho; aceitação; tipo de material; formato;
- estudo da imagem de marca: o que os clientes internos e externos acham da marca; quais as mais conhecidas; qual a sua simbologia;
- estudo do preço de venda: quanto cobram os concorrentes; qual a margem de contribuição; quanto pagam os consumidores; quanto deve-se produzir (ponto de equilíbrio);
- estudo da distribuição: problemas de localização; de comercialização; estudos de implantação; definição de rotas e logística;
- estudo da concorrência: mapeamento da concorrência direta e indireta; estudo dos diferenciais competitivos; estudo para parceria e terceirização;
- estudos de conjuntura: definições e levantamentos de cenários; estudos de viabilidade econômico-financeiros mercadológicos;
- estudo das promoções e da publicidade: definição das estratégias de promoção; estudos de otimização de mídia; testes de recall e de lembrança; campanhas de incentivos e de endomarketing.
DESENVOLVIMENTO
Primeiro passo : definir, de forma clara, os objetivos que se pretende atingir, os dados ou informações necessárias;
Segundo passo: selecionar as fontes de pesquisa que serão abordadas, sejam às envolvidas com o problema, sejam outras, que mantenham pontos diferentes de interação com o mercado;
Terceiro passo: abordar as fontes selecionadas e coletar informações e subsídios para "clarear" o problema ou, até mesmo, para desvendá-lo.
Quarto passo: obter dados diretamente junto às fontes primárias, sejam consumidores, usuários de um serviço, fornecedores ou sociedade em geral. Esta etapa requer conhecimentos de estatística, metodologia de coleta e análise de dados.
Faz-se necessário a elaboração de um projeto de pesquisa que defina claramente:
- o motivo ou problema que dá origem à pesquisa;
- os objetivos a serem atingidos;
- a definição da população-alvo e do tamanho e tipo de amostra;
- a metodologia a ser utilizada;
- as estratégias e instrumentos para coleta de dados;
- os resultados esperados;
- o cronograma de execução;
- o orçamento do trabalho a ser considerado pelo empreendedor como investimento pré-operacional.
0 comentários:
Postar um comentário