Uma boa propaganda:
-proporciona orientação para o consumidor;
-concentra-se em uma só idéia vendedora (ênfase no benefício mais importante);
-apresenta idéia competitiva e singular - (contém um benefício, uma qualidade ou quantidade única, diferenciada);
-envolve o consumidor (capta e mantém a atenção do consumidor além de trabalhar sua motivação);
-deve ser crível e sincera (se é verdadeira e soa verdadeira o consumidor sente que o anunciante é honesto. O exagero e a fantasia valem, mas não devem tentar enganar);
-deve ser simples, clara e completa (não deixa mal-entendido);
-associa a idéia vendedora (benefícios) à marca (registra claramente a marca e a amarra ao benefício);
-incrementa as vendas (estabelece forte desejo de compra);
-deve aproveitar bem o veículo de comunicação (propaganda eficiente usa o veículo certo para o seu propósito).
Quando a propaganda é mais eficiente
Ao investir em propaganda, a empresa deve estar atenta à relação custo benefício que a mesma trará. É necessário que a propaganda seja eficiente para alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Contudo, esta eficiência é alcançada quando:
-o conhecimento do comprador é mínimo em relação produto anunciado;
-as oportunidades de diferenciação do produto são fortes;
-o produto tem aspectos que o comprador não consegue observar normalmente;
-as vendas do setor estão ascendentes ao invés de estáveis ou decadentes.
Cuidados básicos ao planejar a ação de propaganda
A empresa, ao investir em propaganda, deve ter alguns cuidados quanto:
-à missão - quais são os objetivos da propaganda?
-ao recurso empregado - quanto deve ser gasto em propaganda?
-à mensagem - que tipo de mensagem e estratégia criativa será usada?
-ao planejamento - como deve ser determinada e alocada a verba de propaganda durante o ano?
-á medição - como avaliar o retorno do investimento em propaganda?
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