Boas Idéias de Negócio - O Serviço de mala Direta


Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Tipo de Negócio: Serviço de Mala Direta
Produtos Ofertados/Produzidos: Elaboração e envio de correspondências e outros.

Apresentação
A mala direta é qualquer propaganda direta enviada pelo correio. É importante distinguir mala direta de propaganda direta, modalidade que não é despachada pelo correio.
As malas diretas são expedidas pelo correio, utilizando-se aerograma social, autorização de porte pago, carta comum ou até por meio de empresa particular.

Mercado
É um ramo extremamente concorrido, principalmente no que diz respeito ao atendimento das chamadas grandes contas (empresas de maior porte). Em contrapartida, as oportunidades no segmento são vastas.

Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área de 350 metros quadrados para implantação do escritório.

Equipamentos
- Máquinas de dobrar
- Máquinas de amarrar
- Bancadas de madeira
- Material e equipamentos do escritório (computadores, fax, telefone, mesas, cadeiras etc.)

Investimento
Varia de acordo com a estrutura do empreendimento. A aplicação pode começar com investimento baixo, que pode aumentar na medida do retorno.

Pessoal
O quadro funcional formado por encarregados, manipuladores e uma secretária.

Clientes
Quase todos os tipos e tamanhos de organizações. São potenciais clientes empresas que vendem produtos ou serviços diretamente ao consumidor, que vendem para outras empresas etc.

Tipos de mala direta
- Institucionais
- Promocionais
- De venda e de serviços
Deve-se considerar que os folhetos ou cartas precisam ser seletivos, individuais, confidenciais e devem cumprir seu objetivo final de vender ou promover os bens ou serviços de seus clientes.

Padronização
Uma mala direta ideal deve conter um folheto, um envelope, uma carta e um cupom de resposta. Os veículos de mala direta podem ser: carta de vendas, cartão-resposta, folheto, volante, boardside etc.

Atingir o objetivo
É fundamental que se respeitem as seguintes etapas: atenção, interesse, desejo e ação para que a peça cumpra sua função. Par isso, é preciso de texto e ilustrações que sejam objetivos, consistentes e claros aos olhos do leitor, de acordo com as características do público-alvo definido.

Novo serviço
Uma nova forma de divulgação que está surgindo é a mala direta via e-mail. Essa é uma ótima ferramenta para a comunicação e divulgação.

Dica
É importante utilizar palavras-chaves como grátis, fácil, compare, rápido e novidade.

Lembretes
- Mala direta é venda e não propaganda
- É importante obter um custo médio razoável por resposta
- O fator mais importante na venda por mala direta é a lista
- Testar sempre que possível, tratar cada envio como um novo teste
- Reconhecer o valor do cliente e não apenas do público

Legislação específica
Para abrir o empreendimento são necessários os seguintes passos:
- Registro na Junta Comercial
- Registro na Secretária da Receita Federal
- Registro na Secretária da Fazenda
- Registro na Prefeitura do Município
- Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações relativas às instalações físicas da empresa (com relação a localização) e ao Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Veja algumas leis que regem o setor:
LEI 9.610/98. Lei de Direitos Autorais.
Ainda existe o CONAR - Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, composto de uma Câmara central e de outras espalhadas pelo Território Nacional, formadas por anunciantes, representantes de veículos e publicitários.

Entidades
CONAR - Código Nacional de Auto-Regulamentação
Avenida Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - 18º andar - Conjunto Nacional - São Paulo - (SP)
01311-940
Tel. (11) 3284 8880

Bibliografia
COMO MONTAR UMA EMPRESA DE MALA DIRETA, O Estado de São Paulo, Encarte Painel de Negócios, 25/11/97, p.2.
HAHN, FRED; MANGUN, KENNETH. Livro FAÇA VOCÊ MESMO PROPAGANDA E PROMOÇÃO.
SERVIÇO de mala direta. Pequenas Empresas Grandes Negócios, São Paulo, nº. 111, p.59, Abril. 1998.

Endereços na internet:
Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária


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