Diagnóstico Empresarial - Santos e Machado Comércio de Bebidas


Nome da empresa:

Santos e Machado Comércio de Bebidas Ltda-ME

- Tipo de Negócio:

Distribuidora de Bebidas gás e àgua.
- Missão:
- Faturamento:
- Número de clientes: 10 mil diretos e indiretos. Entre bares, restaurante, pizzarias, pousadas, residências.
- Produtos: Bebidas, gás, água e conveniências em geral.
- Serviços: Tele – entrega dos produtos comercializados pela loja.
- Área de atuação: Na entrega de gás e água Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Rio vermelho. Bebidas entregamos em toda ilha de Florianópolis e região.

Analise do Ambiente:
- Clientes: Todos os níveis sociais, todas as idades.
- Entidades fiscalizadora, reguladora: Prefeitura
- Vigilância Sanitária
- ANP. Agências Nacionais de petróleo
- Bombeiros
- Receita Federal
- Delegacia Regional do Trabalho.

A legislação em vigor para a atividade de revendedores de gás GLP é a portaria 297/2003 mais a fiscalização municipal.

A portaria 297/2003 regulamenta a atividade da venda e revenda de gás GLP e de botijões, essa portaria define que a atividade deve ser feita somente por empresa constituída (CNPJ), ter autorização para comercializar (inscrição estadual), ser estabelecida para a revenda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), (ser credenciada por distribuidora de GLP registrada na Agência Nacional do Petróleo), e o credenciamento da própria empresa na ANP.

Além do CNPJ identificando a atividade com o código 52.47-7-00 e a Inscrição Estadual, tem que ter alvará sanitário (fiscalização do município), alvará de viabilidade técnica (fiscalização do município), alvará do corpo de bombeiros (fiscalização do município) e alvará de funcionamento (fiscalização do município).

No alvará de corpo de bombeiros:A gaiola de gás tem que ficar 1metro e meio de distância de qualquer construção.E 5 metros de ralo, ponto de luz, tomada, relógio de medição, etc.O terreno onde vai ser instalada a gaiola tem que ter escritura publica.

Principais fornecedores e os ensumos:
Ambev = Cervejas e refrigerantes.
Liquigás = Gás p13
Vonpar = Cervejas e refrigerantes
Taff = Bebidas destiladas, vinhos.
Muiller = Sucos, chocolates, água de coco, pilhas, isqueiros, energético.
Dequéch = Bebidas destiladas, vinhos.
Ourodone = Balas, doces, biscoitos, pirulitos, barra de cereais.
Souza Cruz = Cigarros.
Deycon = Cigarros (Philip morris)
Catarinense = Sorvetes Nestlé.
Timoneiro = Chicletes e balas linha Adams.
Pepsico = Salgadinhos Elma Chipis
Santa Catarina = Água mineral.
Santa Rita = Água mineral.
Jan Bebidas = Água mineral Imperatriz.
Koerich = Cerveja, vinhos , sucos, água mineral.
Dropsgelo = Gelo.
Nutrella = Paes..

- Concorrentes: Diretos:
Rotagás, Bartolomeu, Caçula, Rochelle, Aguiar Bebidas. Indiretos: Angelone, Rosa, Imperatriz, Makro, etc...
- Parceiros: Código Gráfico, Case Bem, Trampo Arte, Liquigás, Ambev.

Analise do Ambiente Geral:
- Forças demográficas: Aumento da população residente, aumento da população não residente no verão.
- Condições políticas: Alteração na legislação de turismo, sincronização entre o cronograma escolar e o período de verão, falta de planejamento turístico, bem como sua divulgação da ilha catarinense.
- Condições econômicas: Inflação, Alta e baixa da moeda nacional, majoração das tarifas hoteleiras e de hospedagem, Taxas de juros bancarias, valorização dos imóveis comerciais e seus alugueis no verão, Ambulante .
- Condições sociais: Diferentes níves de classe social.
- Condições culturais: diversidade cultural, população residente de baixa renda, veranista trazem lanches prontos à praia, interesse pela praia, ênfase em eventos e atividades no ambiente da praias, durante o verão.
- Condições ecológicas: Estiagem e chuvas, sazionalidade ( preferencialmente no verão, condições das praias em geral.
- Condições tecnológicas: Estrutura adequada para atender o publico(banheiros, chuveiros, trocadores), outras alternativas de lazer(cinemas, tvs, casas de jogos, shopping, etc.) atrações de lazer na orla marítima (bondinho, jet sky, passeios de barco).Acesso ao site da empresa.

Faculdade Tecnológica Senac.

Matéria: Conceitos de estratégia.

Prof – Nadia.


0 comentários: