Uma análize de Fatores Cruciais - Falando em Cenário Real
Cenário Real
Este é um estudo sobre o cenário real da Empresa Santos e Machado Comércio de Bebidas LTDA.-.ME.
Situada no Bairro Barra da Lagoa, Florianópolis.
A Empresa está no mercado há 4 anos crescendo de maneira satisfatória comparando com o mercado em geral, e com as estatísticas do nosso pais.Estamos no momento de transição de uma empresa transitória para uma empresa perene.Analisando a empresa no momento em que ela esta, é ai que vem a duvida, chegar até aqui foi difícil e se manter no mercado hoje em dia é uma tarefa cada vez mais difícil, a empresa vai crescendo os números de funcionários vão aumentado, clientes, problemas, dividas, impostos tudo vai aumentando gradativamente em conjunto.Hoje a empresa já atende toda a Florianópolis e região na área de eventos tem um site onde os clientes podem visitar os produtos da loja e fazer cotação.
A duvida que eu tenho sobre minha empresa é a mesma da maioria dos empresários brasileiros continuar se mantendo no mercado com um crescimento constante, estar sempre atualizado e olhando os cenários onde a empresa se encontra, e tentar visualizar cenários futuros.
1-O ambiente geral que mais influencia na minha empresa é o ecológico, econômico e o demográfico.
O ecológico é que com muita chuva, como a loja fica bem próxima, a praia e muita de nossos clientes são bares, restaurantes, e ambulantes que vendem na praia e o movimento na loja como é quase de frente para o mar também é bastante prejudicado em grandes períodos de chuvas ou tempo nublado.As compras da loja são feitas com base na previsão do tempo.
O ambiente econômico influencia e muito nos negócios da empresa se a economia não vai bem não só a economia do Brasil mais a economia mundial, não temos grande fluxos de turistas e isto é um fator de grande perigo para os negócios, pois é no verão que conseguimos um volume maior de vendas para futuros investimentos na empresa.A grande desvantagem e que com o aumento de pessoas o transito fica caótico, e isto prejudica o tempo das entregas. O ambiente demográfico devido o grande aumento da população no verão.
2-Em caso de uma grande mudança na economia a minha empresa conseguiria se manter no mercado. A empresa vem vindo nestes 4 anos de existência fazendo grandes mudanças para conseguir se manter no mercado, no meu ponto de vista se nos conseguirmos estar sempre inovando e atendo as expectativas da maioria dos nossos clientes, esta tarefa vai ficar um pouco mais viável.
No ambiente tarefa os que mais preocupa a empresa são os fornecedores, concorrentes e clientes.
Força Tarefa:São os concorrentes, fornecedores e clientes. Fornecedores: Tem que ser uma grande parceria, porque no caso da minha empresa acontece de aparecer eventos em cima da hora, e nem sempre temos todos os produtos disponíveis na loja, então precisamos fazer o pedido e receber em tempo de entregar ao cliente conforme solicitado e prometido pela empresa.
Concorrentes: Principalmente na venda do gás e água 20L, nossos concorrentes brigam muito por preço, e isto prejudica muito, entra numa briga de preço e muito arriscado para o negocio, temos que brigar com a concorrência não pelo preço, mas sim com um bom atendimento, produtos de boa qualidade e tentar divulgar um diferencial da empresa para os clientes que não preço muito baixo sempre, a não ser algumas promoções que são necessárias.
Clientes: Nos dias de hoje ninguém tem mais muita paciência, quando um cliente solicita um pedido, e é passado um tempo estimado para ele este tempo não pode ser ultrapassado, pois em seguida já vem a reclamação e tem casos até de cancelamento do pedido e isto e muito negativo para a empresa, o cliente fica com uma imagem negativa da empresa e na maioria dos casos não volta a comprar mais na mesma. Bom atendimento, programas de fidelização, já não são mais suficiente para manter um cliente leal a empresa é necessário em encantamento constate neste relacionamento.
3-Forças Motrizes: Condições sociais, Tecnológicas, Culturais. Condições sociais: influenciam mais de maneira mais amena na empresa já que vendemos gás e água 20L, que são produto de primeira necessidade ate as bebidas que são supérfluos, nosso clientes são de todas as classes sociais como por exemplo no 26º congresso de neuro-cirugia que atendemos médicos de 5 países, Na Futurecom onde vendemos whiskys, ou atendendo festa particulares.
Tecnológicas: a tecnologia também influencia de maneira que nos traz como controlar nosso estoque, nos da comodidade no controle financeiro da empresa. Culturais: Como estamos num bairro de cultura açoriana muito forte, ainda tem muito preconceito com o povo que vem de fora, nos como somos de Curitiba no Paraná, Sofremos este preconceito mesmo já estando a um tempo morando aqui ainda tem uma certa, resistência dos moradores nativos.
Concorrentes 4
Fornecedores 5
Clientes 6
Sociais 3
Tecnológico 1
Culturais 2
4 – Ranking por importância das incertezas criticas. Fatores Incerteza Importância Total Concorrentes 4 5 = 9 Fornecedores 3 1 = 4 Clientes 5 6 = 11 Sociais 6 4 = 10 Tecnológicos 2 3 = 5 Culturais 1 2 = 3
5 – Seleção das lógicas dos cenários: Clientes satisfeitos Gás Água Bom Atendimento Mau atendimento Cerveja refrigerante Clientes insatisfeitos
6- descrição dos cenários: Uma ameaça e uma vulnerabilidade é as grandes promoções de bebidas das grandes redes de mercado, por exemplo na minha loja a dúzia de skol esta R$14,90 no Makro esta R$13,08, este tipo de promoção das grandes redes é uma ameaça para meu negocio eles vendem mais barato que nos compramos, a nossa empresa está vulnerável a estas grandes redes.Assim tem muitos clientes preferem ir comprar lá, mesmo nossa empresa oferecendo a comodidade da entrega no local da festa, a diferença no montante faz com que os clientes achem melhor perder tempo e gastar combustível pra ir buscar. Oportunidade que a área de eventos em Florianópolis cresce muito a cada dia, nos estamos anunciando nossa empresa em revistas especializadas, jornais, guias divulgando nossa distribuição de bebidas para estes eventos.
7- Analise das implicações e ações: O que mais se destacou nestes cenários analisados foram os clientes. É baseado em nossos clientes que selecionamos produtos, treinamos os funcionários, bolamos campanha de marketing , e são eles que sustentam a nossa empresa sem clientes não formula, estudo ou cenário que resista.
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