Técnologias e Inovações Por uma boa e rentável Idéia
A inspiração pode vir até dos seus competidores
Mikhail Lopes
A americana 3M é considerada um exemplo de inovação no mundo dos negócios por causa dos novos produtos que lança de forma contínua, como os Post-It, aquelas pequenas folhas coloridas de papel com cola que servem para anotar recados, e as finas folhas de plástico usadas para limpar a pele de pessoas que têm propensão à oleosidade.
Como demonstra o caso exemplar da 3M, o desenvolvimento de um ambiente propício à criatividade, que dê abertura para sugestões dos funcionários, premie as boas idéias e as patrocine, pode produzir resultados surpreendentes. E, para conseguir inovar, é fundamental que as empresas pesquisem sempre as melhores práticas do mercado."O benchmarking é o combustível da inovação" , diz Valter Pieracciani, que comanda sua própria empresa de consultoria.
A busca de inovação, obviamente, deve estar presente em qualquer negócio, sob pena de o empreendedor ficar comendo a poeira levantada pelos concorrentes. A Agrícola Fraiburgo, por exemplo, empresa fundada por um grupo de franceses radicados no Brasil em 1962 e que hoje produz maçãs em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, começou a fazer benchmarkings periódicos em 1997. Desde então, a cada dois anos, procura analisar as melhores práticas de seu setor. (Ela não precisa fazer isso com maior freqüência por causa do ciclo do negócio, que é ditado pelas safras - as frutas levam nove meses para crescer.)
Para facilitar sua tarefa, o pessoal da Fraiburgo convenceu outros produtores da região a trocar informações com ela. No processo, a empresa percebeu que seus pomares mais antigos - ela começara a produzir maçãs comercialmente na década de 70 - tinham produtividade inferior aos de concorrentes mais novos.
A concorrência conseguia um desempenho superior porque empregava técnicas mais modernas na produção, que incluíam uma melhor disposição dos pés e variedades de maçã mais adequadas ao terreno e clima locais. "Com o benchmarking, conseguimos medir precisamente nossa defasagem em relação aos demais produtores e estabelecer metas que permitiram aumentar a produtividade em 40% já nos dois primeiros anos", diz Carla Salomão, responsável pela área de comércio exterior da empresa. "Nenhum empresário pode abrir mão de uma ferramenta como essa."
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